Alto Padrão Laboratório - URINA EAS
Arrow
Arrow
Slider

URINA EAS

O exame de urina serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, existindo três tipos principais: o exame de urina tipo 1, o exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum. O exame de urina tipo 1 é o mais comum pois é um bom indicativo geral da saúde, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração.

Para que serve o exame de urina tipo 1?

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS - Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e a presença de elementos na urina que podem ser indicativos de alguns problemas, como: Nitritos, Proteínas, Urobilinogênio, Densidade da urina, Cetonas, ​Leucócitos, Glicose, Bilirrubina, Sangue.

Além desses elementos, através da visualização da urina no microscópico é possível verificar a presença de cristais, fungos e bactérias, que podem indicar insuficiência renal, infecções ou cálculo renal, por exemplo. Este exame de urina é feito através da coleta da primeira urina da manhã colocando num recipiente de plástico fornecido pelo laboratório. A coleta pode ser feita em casa, mas o recipiente da urina deve ser levado ao laboratório em cerca de 30 a 60 minutos. Antes da coleta, deve-se limpar a região íntima, rejeitar o primeiro jato para eliminar as impurezas da uretra e só depois coletar a restante urina. Este exame de urina não deve ser realizado durante ou após a menstruação. O exame de urina EAS também pode ser feito na clínica ou no hospital, onde o médico ou enfermeiro molha uma fita de papel especial na urina e em alguns instantes pode verificar o resultado.