Alto Padrão Laboratório - ULTRASSOM

Exames de Ultrassonografia

Agora no Laboratório e Clinica Alto Padrão, contamos com os serviços de ultrassonografia com a Drª LORENA DE SOUZA MELO CRM-GO 019715. São vários exames disponíveis, com qualidade e agilidade na entrega dos resultados. Confira abaixo descrição de alguns dos exames disponíveis:


  • US ABDOME SUPERIOR

    O ultrassom ou ultrassonografia abdominal é o exame realizado para identificar alterações no abdômen, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.

  • US ARTICULAR

    Para diagnosticar alterações das estruturas articulares e dos músculos relacionados com a articulação. Podem ser diagnosticadas condições como degeneração articular, artrites, alterações dos ligamentos articulares, tendões, cartilagens e derrames articulares e bursites. Pode ser utilizada tanto para as grandes articulações como joelhos, cotovelos, ombros e quadris quanto para as pequenas articulações, como as dos punhos e dedos dos pés e das mãos.

  • US MAMAS

    Para analisar o tecido mamário e detectar eventuais alterações, por exemplo, um nódulo (uma lesão sólida) ou um cisto (uma lesão cheia de líquido). Deve ser realizada sempre em conjunto com a mamografia. A ultrassonografia é indicada para mulheres com mamas muito densas ou que tenham imagens de coleções líquidas, as quais são mais difíceis de ser interpretadas pela mamografia. Pode ser utilizado para auxiliar a realização de biópsia dirigida (um procedimento invasivo no qual um pequeno fragmento do tecido é coletado para exame laboratorial).

  • US PARTES MOLES

    Para avaliar alterações e/ou lesões da parede abdominal, dos músculos, dos tecidos superficiais, tendões e ligamentos, verificar nódulos palpáveis em qualquer região do corpo ou lesões de origem traumática, bem como a caracterização de fraturas ocultas e corpos estranhos, devendo ser especificado pelo médico e paciente o local a ser realizado o exame.

  • US PAREDE ABDOMINAL

    Para avaliar alterações e/ou lesões da parede abdominal, dos músculos, dos tecidos superficiais, tendões e ligamentos, verificar nódulos palpáveis em qualquer região do corpo ou lesões de origem traumática, bem como a caracterização de fraturas ocultas e corpos estranhos, devendo ser especificado pelo médico e paciente o local a ser realizado o exame.

  • US ABDOME TOTAL

    Ultrassom do abdome total tem a finalidade de avaliar fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais para determinar a causa de dor abdominal, localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias.

    Avaliar a presença de tumores, cistos e abscessos; dilatações ou estreitamento das principais artérias do abdome. Nas mulheres, esse exame permite, também, examinar o útero, as trompas uterinas e os ovários, pesquisar as causas para dor pélvica, sangramento menstrual anormal, diagnóstico de cistos e tumores de ovário de útero e de bexiga. Nos homens, permite a visualização da próstata, bexiga e vesículas seminais, ajudando na detecção de doenças prostáticas, como aumento da próstata, presença de nódulos e câncer. Pode ajudar no diagnóstico de infertilidade masculina. É feita a medida do volume prostático e a estimativa do resíduo de urina após a micção. Também pode ser utilizado para a localização de cálculos urinários e tumores de bexiga.

  • US RINS E VIAS URINARIAS

    Este exame tem a finalidade de avaliar a existência de alterações nos rins, ureteres e bexiga. As alterações podem ser malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores.

  • US PRÓSTATA

    A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

  • US MORFOLÓGICA

    Para avaliar o desenvolvimento do bebê, inclusive seus órgãos internos. A ultrassonografia morfológica analisa o tamanho, formato e estrutura da cabeça; o rosto, para verificar se não há fenda labial; a coluna vertebral; o coração; as principais veias e artérias do coração; o estômago, os rins e se o bebê está formando urina e se ela está drenando para a bexiga; os braços, pernas, mãos e pés. Além disso, o exame permite verificar a posição da placenta, os três vasos do cordão umbilical e estimar o volume de líquido amniótico. Nessa ultrassonografia que é realizada, geralmente, entre a 18ª e 20ª semanas de gravidez, já é possível definir o sexo do bebê.

  • US ENDOVAGINAL

    Para avaliar a situação dos órgãos reprodutivos femininos, ou seja, o útero, os ovários,as trompas uterinas, o colo uterino e vagina. Como é realizado pela via endovaginal, ele fornece imagens com maior definição do que as obtidas pelo exame realizado pelo abdome. Podem ser diagnosticados problemas como dor pélvica crônica, presença de cistos e tumores ovarianos, tumores e pólipos uterinos e outros tumores na pélvis. Também pode ser útil na avaliação de sangramentos uterinos anormais, endometriose, para o estudo de causas de infertilidade e diagnóstico de gravidez ectópica (quando o feto se localiza fora do útero). O ultrassom endovaginal também pode ser realizado no acompanhamento pré-natal.

  • US OBSTÉTRICA

    A razão de se fazer um ultrassom obstétrico é ajudar o seu médico na detecção de várias situações e patologias que acometem a gestação e que, se diagnosticadas a tempo, podem ser facilmente solucionadas, evitando-se as complicações que ponham em risco a vida da mãe ou do concepto.

  • US PELVE

    O exame ginecológico é um excelente método de rastreamento das patologias pélvicas, mas é incompleto, pois não consegue analisar a profundidade dos órgãos e estruturas que precisa acompanhar. Com a ultrassonografia da pelve podemos visualizar o útero, os ovários, as tubas uterinas e outras estruturas presentes na cavidade pélvica, o que permitirá esclarecer achados do exame de toque ou diagnosticar outras condições não suspeitadas e ali contidas.

  • US TIREOIDE

    O ultrassom de tireoide é um exame simples, que não requer nenhuma preparação. Nele, o médico radiologista poderá analisar o tamanho da glândula, além da presença de nódulos e cistos.

    A ultrassonografia é de vital importância para a detecção dos nódulos na tireoide, que em apenas 10% dos casos são palpáveis no exame físico. Durante o exame, nódulo ou cistos de dois milímetros podem ser visualizados facilmente pelo médico. Depois do exame, o médico radiologista emite um laudo que servirá para o médico que solicitou o exame avaliar a conduta a ser adotada.

  • US CARÓTIDAS

    Para avaliar a circulação do sangue nos principais vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, que são as artérias carótidas e vertebrais. Com esse exame, é possível medir a direção e velocidade de fluxo de sangue, verificar se as paredes dos vasos estão normais ou se há placas de gordura (trombos) que possam prejudicar o fluxo sanguíneo.

  • US GLÂNDULAS SALIVARES

    A Ultrassonografia das Glândulas Salivares é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações das glândulas salivares. A Ultrassonografia tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
    É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

  • US GLOBO OCULAR - BILATERAL

    O exame posterior da ultrassonografia dos olhos é, em geral, feito com o paciente de olhos fechados. É aplicado colírio anestésico e um pouco de gel sobre a pálpebra, por onde o transdutor desliza enquanto o médico avalia as imagens dos olhos na tela.

    Já para o anterior, os olhos costumam ficar abertos. "A sonda não pode ser coberta para que não prejudique a imagem, mas é preciso coloca-la dentro de líquido para que a onda sonora se propague. E então, como colocar líquido na frente da córnea?", questiona a oftalmologista Dra. Norma Allemann, que responde em seguida. "Aplica-se colírio anestésico e uma cuba entre as pálpebras. Com os olhos banhados em soro fisiológico, a sonda fica em contato com o soro e não encosta diretamente no olho".

  • Entre outros...

    Para maiores informações ligue: (64)3416-1070 opção 2 Clínica Alto Padrão.


Busca Ultrassom